Diferenciais da ortodontia infantil

Muitos pacientes creem que não há diferença entre os procedimentos realizados pela ortodontia infantil e adulta, afinal, os dentes são todos iguais. Porém, essa afirmação é totalmente incorreta e é preciso entender que o público infantil apresenta demandas e a recorrência de determinados quadros clínicos que são observados com pouca frequência em adultos.

Por isso, a ortodontia infantil é uma especialidade a parte da ortodontia geral e voltada a jovens e adultos e deve ser preferida quando os problemas bucais surgem em indivíduos até os doze anos de idade. Por fim, vale ressaltar que os procedimentos estão voltados não apenas à correção de enfermidades bucais, mas também à sua prevenção.

Procedimentos, tratamentos e exames mais frequentes

A ortodontia infantil se volta ao estudo, exame e tratamento de doenças, desvios e problemas bucais em crianças de até 12 anos de idade, por isso, como apontado, possui demandas específicas dessa faixa etária, tais como:

  • Dentes decíduos: Chamados também de dentes de leite, os decíduos nascem a partir dos 6 meses e começam a cair a partir dos 6 anos de idade, porém, assim como em dentes permanentes, pode ocorrer cáries e alteração da coloração;
  • Cárie: O alto consumo de açúcar e cuidado bucal insuficiente resultam em cáries, um dos problemas mais frequentemente tratados pela ortodontia infantil. Para além de sanar o problema, o profissional lida bem com as crianças para mantê-las sempre calmas;
  • Desalinhamento: Possíveis desvios podem ser tratados e mesmo evitados pela ortodontia infantil com o uso de aparelhos móveis, entre os 6 e 12 anos de idade a fim de prevenir o mau posicionamento dos dentes, e fixos, a partir de 12 anos para corrigi-lo;
  • Orientação: Apesar da orientação dada pelos pais e responsáveis, muitas vezes as crianças descuidam do cuidado para com os dentes. Uma boa solução é leva-la a um profissional da ortodontia infantil que irá orientá-la e ensinar a forma certa de escovar e cuidar dos dentes.

Cuidados desde cedo

O papel desempenhado pela ortodontia infantil é muito importante, afinal, é bem mais fácil e acessível evitar e sanar problemas bucais ainda na infância e garantir uma vida adulta mais saudável e agradável, assim, cabe aos responsáveis manter a periodicidade das visitas ao odontologista.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortodontia infantil:


ortodontia infantil
ortodontia infantil