Ortodontia aparelho e cuidado com os dentes

A relação entre ortodontia aparelho é quase imediata e esse reconhecimento não se dá por acaso, afinal, quem pensa em usar um aparelho dentário a fim de corrigir o posicionamento dos dentes, deve realmente buscar por um profissional especializado nessa área, o ortodontista, é ele também que deve prescrever o melhor modelo de aparelho para cada caso.

Isso se dá, pois, é comum que ao pensar em ortodontia aparelho os pacientes automaticamente visualizem os aparelhos fixos fabricados em metal e dotados de bráquetes e aro, porém, hoje em dia, há diferentes modelos indicados para sanar desvios específicos, por isso, a consulta ao ortodontista é indispensável a fim de determinar o tratamento adequado e conhecer as opções disponíveis.

Tratamentos com aparelho dentário

Na ortodontia aparelho é usado a fim de corrigir problemas que afetam não somente os dentes, mas também o palato e podem interferir nos processos de mastigação e respiração do paciente, por isso cada modelo é desenvolvido sob medida cada diagnóstico. Conheça os mais prescritos:

  • As crianças são um público muito atendido pela ortodontia aparelho, que pode ser indicado para orientar o crescimento saudável dos dentes, tais como os modelos móveis quando usados entre 6 e 12 anos, e os expansores de palato, para evitar a projeção dos dentes;
  • Os aparelhos fixos são indicados para alinhar os dentes de pacientes acima dos 12 anos de idade e só podem ser colocados e retirados pelo ortodontista. Além dos modelos em metal, hoje há os estéticos, transparentes e fabricados com materiais que imitam a cor dos dentes;
  • O modelo invisível desenvolvido pela ortodontia aparelho se parece muito com uma placa de bruxismo, porém é mais fina e indicada para corrigir desvios leves na dentição. Por ser móvel, ela não impede a escovação e uso do fio dental;
  • Por fim, o modelo lingual tem sido cada vez mais buscado por pacientes junto à ortodontia aparelho, afinal, mesmo sendo fixo e de metal, ele é mais discreto, pois fixado na parte de trás dos dentes, em contato com a língua. Seu uso é recomendado a adultos.

Como cuidar do aparelho

Apesar dos diferentes modelos de aparelho disponíveis, os cuidados destinados à sua conservação são muito similares, dentre eles, sempre higienizar o aparelho com ajuda da escova de dente e creme dental e, quando móvel, armazená-lo no estojo apropriado para essa função.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortodontia aparelho:


ortodontia aparelho
ortodontia aparelho