Dentista aparelho fixo e outros procedimentos dentários

O dentista aparelho fixo é responsável pela colocação de aparelhos ortodônticos em pacientes de diferentes idades, uma vez que o uso desse dispositivo para correção, reposicionamento e alinhamento dos dentes pode ser feito em crianças e adultos após a realização de exames e a constatação de sua real necessidade.

Além disso, o dentista aparelho fixo também pode efetuar exames e demais procedimentos voltados à análise da arcada dentária dos pacientes, como consultas odontológicas, fotografias da dentição e retirada do molde para confecção do aparelho. O profissional também é responsável por realizar a manutenção do aparelho nos meses em que é realizado o tratamento.

Como o aparelho fixo é colocado

O dentista aparelho fixo é um profissional formado em odontologia e, mais especificamente, atuante na área de ortodontia, por isso está apto a prescrever e pôr em ação tratamentos que visam recuperar o alinhamento dos dentes e reposicionar aqueles que estão posicionados.

Entenda como estes objetivos são alcançados e os cuidados que se deve ter ao usar aparelho:

  • O primeiro passo é realizar uma série de exames que irão demonstrar o real estado da arcada dentária, como radiografias, fotografias, exames e inspeções visuais e retirada do molde para fabricação do aparelho, a qual é sempre sob medida;
  • Hoje existem variações normalmente oferecidas pelo dentista aparelho fixo aos pacientes, tais como os modelos mais comuns, colocados na parte frontal dos dentes, ou seja, em contato com os lábios, e os linguais, fixados na parte posterior dos dentes em contato com a língua;
  • Depois de escolhido o mais apropriado, o dentista aparelho fixo faz a fixação dos bráquetes em cada um dos dentes do paciente e os conecta por meio dos aros de metal. Vale lembrar que a cada mês é preciso voltar ao consultório para ajustar o dispositivo e acompanhar sua evolução;
  • Caso um dos bráquetes caia, o paciente jamais deve tentar colá-la novamente, apenas o dentista aparelho fixo pode realizar essa operação. Por fim, para evitar manchas nos dentes após a retirada do aparelho é importante manter a higiene bucal sempre em dia.

Mais saúde e conforto ao falar e sorrir

O uso do aparelho ortodôntico fixo é mais do que uma questão de estética, afinal, o mau posicionamento dos dentes causa desconforto aos indivíduos tanto para comer quanto para sorrir e pronunciar corretamente as palavras, por isso, a atuação do dentista aparelho fixo adoção traz benefícios à saúde e à autoestima dos pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista aparelho fixo:


dentista aparelho fixo
dentista aparelho fixo