Colocação de aparelho ortodôntico deve ser realizada por ortodontista

Estar com um sorriso belo, radiante e bem alinhado é o desejo de muitas pessoas. E para que isso seja possível, a odontologia que é a área responsável por tratar, prevenir e cuidar da saúde bucal, conta com inúmeras subáreas as quais dedicam-se aos mais diferentes tipos de necessidades, como a ortodontia que é a responsável pela colocação e manutenção de aparelho ortodôntico, o qual tem como missão principal promover um sorriso mais alinhado e bonito.

No que consiste o tratamento com uso de aparelho ortodôntico?

Nem sempre é possível ter dentes bem alinhados de maneira natural, ou seja, é muito comum que após a queda dos dentes de leite, os dentes permanentes nasçam tortos e desalinhados. E para que isso não se torne um problema tanto estético quanto social, o indicado é recorrer ao auxílio de um odontologista especialista na área ortodôntica, a fim de iniciar o procedimento de colocação de aparelho ortodôntico.

Antes de ser colocado o aparelho ortodôntico é realizada uma série de exames, avaliações e demais procedimentos, a fim de que seja realizada uma boa escolha no tipo de aparelho ortodôntico, uma vez que esse tipo de aparelho, atualmente, costuma-se apresentar-se em diferentes tipos.

Após realizados todos os procedimentos necessários para a colocação de aparelho ortodôntico, o profissional ortodontista realiza a colocação do aparelho, que tem como função principal promover o alinhamento dos dentes, a partir de o aparelho que promove uma certa movimentação na arcada dentária, onde esse movimento é o responsável por trazer ao paciente um sorriso mais bonito e alinhado.

Em quais casos é indicada a colocação de aparelho ortodôntico?

Para que seja possível ter a recomendação de uso de aparelho ortodôntico, é extremamente importante que seja realizada uma avaliação com o ortodontista, a fim de avaliar o quadro, o tempo de tratamento, o tipo de aparelho ortodôntico indicado para o paciente e outros fatores que refletem diretamente na colocação desse tipo de aparelho. No entanto, há casos evidentes em que o seu uso é extremamente necessários, que são eles:

  • Dentes separados, também chamados de diastemas;
  • Apinhamento dental;
  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Diferentes dentes desalinhados;
  • Oclusão dental.

A partir de situações como as mencionadas, além das estéticas, é possível dar início a procura pela colocação de aparelho ortodôntico, visto que é muito importante que esse tipo de aparelho seja colocado por profissionais que possuam experiência na área e sejam ortodontistas, a fim de assegurar a qualidade no tratamento com aparelho ortodôntico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico:


aparelho ortodôntico
aparelho ortodôntico