Quanto custa um aparelho ortodôntico em média?

Como há diferentes tipos de dispositivos ortodônticos, para saber quanto custa um aparelho ortodôntico é preciso antes determinar qual modelo está sendo procurado, pois hoje, com o avanço das especialidades odontológicas, uma série de aparelhos foi desenvolvida a fim de levar mais saúde, bem-estar e autoestima aos pacientes.

Assim, antes de determinar quanto custa um aparelho ortodôntico, é preciso ter em mente sua finalidade principal: corrigir possíveis desvios, anormalidades e problemas que afetam a estrutura e desenvolvimento dos dentes, palato e maxilar e, ainda, posicionar e alinhar a dentição para que seja possível falar, mastigar e realizar a oclusão dental com naturalidade.

Os diferentes tipos de aparelho dentário

Como apontado, para saber quanto custa um aparelho ortodôntico é preciso de antemão conhecer o dispositivo e este só pode ter seu uso prescrito após uma consulta junto ao ortodontista. Porém, vale a pena conhecer os modelos mais buscados atualmente:

  • O tradicional aparelho fixo, com aro de metal e bráquetes fixados à dentição (peças quadradinhas) ainda é um dos mais buscados. Seu uso é indicado a pacientes jovens e adultos que desejam alinhar os dentes, corrigir espaços entre eles e o mau posicionamento;
  • Para mensurar quanto custa um aparelho ortodôntico desse tipo é preciso ter ciência de que o preço do dispositivo em si não é alto, porém deve ser contabilizado juntamente com os exames que deverão ser realizados e as manutenções mensais para ajustá-lo;
  • Já os modelos fixos estéticos tem valor mais elevado do que os de metal, pois são fabricados com materiais que imitam a cor dos dentes ou ficam imperceptíveis, como é o caso dos transparentes. Há também o aparelho lingual, fixado na parte de trás dos dentes;
  • Outra dúvida comum é quanto custa um aparelho ortodôntico invisível, que mais se assemelha a uma placa de bruxismo. Este modelo também é confeccionado sob medida, mas seu valor e de seu tratamento são mais acessíveis.

Satisfação e bem-estar que não têm preço

Os benefícios usufruídos pelos pacientes e obtidos por meio do tratamento ortodôntico são inúmeros e ajudam a elevar a qualidade de vida e a saúde. Por isso, o melhor a se fazer é conversar com o dentista para conhecer as opções mais viáveis e o quanto custa um aparelho ortodôntico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa um aparelho ortodôntico: