Quanto custa aparelho ortodôntico: Médias e modelos

Para saber quanto custa aparelho ortodôntico é necessário primeiramente definir qual dos aparelhos dentários disponíveis se está buscando, uma vez que hoje há uma ampla gama de modelos à disposição dos pacientes, com características próprias, confeccionados em materiais especiais e até mesmo aplicados de formas diferenciadas.

Ademais, para ter noção do total investido em todo tratamento, apenas definir o quanto custa aparelho ortodôntico não é suficiente, pois apenas sua colocação não é suficiente para alinhar os dentes. Por isso, é necessário mensurar também o valor de consultas, exames que antecedem a fixação do aparelho, manutenções mensais e possíveis procedimentos depois de sua retirada.

Como é feito o tratamento com aparelho

Para ficar mais fácil calcular o quanto custa aparelho ortodôntico e todo seu tratamento, vale a pena conhecer melhor as etapas que o integram e, assim, colocar tudo na ponta do lápis a fim de realizá-lo sem comprometer demais as finanças pessoais e familiares:

  • Exames: Antes de colocar o aparelho, o ortodontista solicita uma série de exames, como radiografias, fotografias da arcada dentária, exame de sangue e a retirada do molde dos dentes. Em geral, estes procedimentos superam o quanto custa aparelho ortodôntico;
  • Fixação do aparelho: Com os resultados dos exames em mãos, é hora de fixar o aparelho na dentição do paciente. Hoje, os modelos são muito diversificados e variam desde o comum, confeccionado em metal, até os estéticos e linguais, por exemplo;
  • Manutenções: A função da manutenção mensal é fazer ajustes aos aparelho para que ele continue a exercer pressão nos dentes a fim de movimentá-los. Normalmente, a soma destes valores representam a maior soma investida no tratamento dentário;
  • Retirada: Não basta mensurar quanto custa aparelho ortodôntico e seu tratamento, mas também se deve contabilizar o investimento necessário para efetivação de clareamentos após a retirada dos bráquetes, que podem resultar em manchas nos dentes.

Cuidado com a saúde bucal e bem-estar

Independente do quanto custa aparelho ortodôntico, sorrir com mais confiança e prazer realmente não têm preço, por isso, para não se enrolar nas contas, o melhor a fazer é mensurar cada gasto e etapa do tratamento e contar com profissionais sérios e verdadeiramente comprometidos com a saúde bucal dos pacientes.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende quanto custa aparelho ortodôntico: