O que define o preço de aparelho odontológico?

O preço de aparelho odontológico não respeita nenhum tipo de tabela fixa e pode apresentar variações em virtude de diferentes aspectos, como o topo de material utilizado em sua confecção ou a maneira com a qual é fixado nos dentes. Além disso, para se ter uma noção mais palpável de valores, é preciso mensurar o gasto em cada uma das etapas do tratamento.

Vale pontuar que a realização de exames que antecedem a fixação do dispositivo ortodôntico, em muitos dos casos, supera o preço de aparelho odontológico, alguns dos mais solicitados são exames de sangue, radiografias do maxilar, fotografias da arcada dentária e retirada do molde. Por fim, devem ser contabilizadas as manutenções mensais imprescindíveis para alinhar os dentes.

Modelos e indicações do tratamento com aparelhos fixos e móveis

Em linhas gerais, os aparelhos se dividem em duas categorias: móveis e fixos. Assim, é comum que o preço de aparelho odontológico fixo seja mais elevado do que o móvel, o que também se aplica ao valor pago pelo tratamento completo, que também é mais oneroso:

  • O aparelho fixo é indicado a pacientes acima de 12 anos de idade e seu uso é realizado por períodos longos, entre 1 e 5 anos. Não a toa, muitos pacientes têm preferido modelos mais discretos, como os estéticos, a fim de não deixar o sorriso pesado;
  • Outro modelo em alta é o lingual, aplicado na parte de trás da dentição e em contato com a língua, ele é muito discreto e praticamente imperceptível, além disso, promete resultados mais rápidos. Já o preço de aparelho odontológico lingual é mais elevado;
  • O aparelho fixo possui valor mais acessível, porém só pode ser usado quando prescrito pelo ortodontista, em geral, para finalizar o tratamento com o fixo, prevenir o desalinhamento dental em crianças de 6 a 12 anos e alinhar dentes mal posicionados em adultos;
  • Os alinhadores são outra novidade da Ortodontia, porém só apresentam bons resultados em pacientes com desvios leves na dentição. Nesse caso, o preço de aparelho odontológico é mais atraente e seu uso demanda menos manutenções.

Duração e resultados do tratamento

Ao analisar a duração e o valor investido mensalmente para efetivação de ajustes, é possível afirmar que o preço de aparelho odontológico em si não importa muito, porém é possível optar pelos dispositivos mais acessíveis e, assim, manter as finanças pessoais e a saúde bucal sempre em dia.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende preço de aparelho odontológico: