Como mensurar o preço aparelho ortodôntico fixo?

Para mensurar corretamente o preço aparelho ortodôntico fixo é preciso levar em conta alguns fatores que podem influenciá-lo, dentre eles, os estágios do tratamento e o tipo de aparelho que será utilizado. Assim, depois que o uso do aparelho é prescrito pelo ortodontista, é necessário realizar uma série de exames a fim de registrar e investigar o quadro clínico do paciente.

Alguns deles são exames por imagem, como radiografias e fotografias, e retirada do molde para confecção do aparelho dentário. Assim, para ter uma noção mais precisa sobre o preço aparelho ortodôntico fixo é necessário contabilizar a realização dos exames que precedem sua fixação. Ademais, durante o uso, o aparelho deverá ser reajustado uma vez a cada um ou dois meses.

Variações do preço para cima e para baixo

Para além de exames e manutenções, outros estados e fatores podem influir no preço aparelho ortodôntico fixo, tais como a saúde bucal prévia do paciente, seus hábitos de higiene e o modelo de aparelho escolhido, por isso, vale a pena se atentar às seguintes informações:

  • O tratamento ortodôntico só pode ser realizado em pacientes com dentes saudáveis, por isso, caso haja cáries ou problemas de canal estes devem ser tratados com antecedência e, algumas vezes, são mais caros do que o preço aparelho ortodôntico fixo;
  • Durante seu uso, o aparelho deve ser higienizado corretamente por meio da escovação dental e uso de enxaguantes bucais. Além disso, caso uma das peças caiam, os bráquetes, é preciso voltar ao dentista para que ele os fixe. Fazer isso por si mesmo pode comprometer o tratamento e encarece-lo;
  • Por ser um tratamento longo, em geral, de 1 a 5 anos, o preço aparelho ortodôntico fixo não é o que conta no valor investido. A soma dos valores pagos para manutenção, exames e procedimentos após a retirada do dispositivo é, em geral, mais elevada;
  • Depois de removido o aparelho fixo é comum que os pacientes utilizem o móvel por algum tempo para que os dentes não voltem à posição inicial, que tinham antes do tratamento. Caso os dentes fiquem manchados, também podem ser realizados clareamentos dentais.

Investir em mais saúde e bem-estar

Os resultados obtidos por meio dos tratamentos ortodônticos compensam o preço aparelho ortodôntico fixo, por isso, antes de iniciar os procedimentos, é recomendado conversar com o ortodontista e conhecer as opções mais indicadas e viáveis para cada paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende preço aparelho ortodôntico fixo: