Atuação e especificidades da ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica se volta à prevenção e tratamento de desvios que afetam o posicionamento dos dentes ao longo da arcada dentária em crianças de até 12 anos, porém, há ortodontistas pediatras que continuam atendendo seus pacientes até 16 anos para dar continuidade a procedimentos iniciados na infância.

Por isso, para entender a importância do profissional da ortopedia pediátrica, é necessário compreender que a criança não é uma versão pequena dos adultos, mas um indivíduo que passa por processos e estágios do desenvolvimento humano muito peculiares e não observados em outras fases da vida, como a troca de dentes decíduos (de leite) pelos permanentes.

Casos mais atendidos pelo ortodontista pediátrico

Como apontado, a criança passa por transformações que só ocorrem nessa fase, além disso, é na infância que os métodos de prevenção de desvios na dentição são mais eficientes, por isso, vale a pena conhecer os casos mais atendidos nos consultórios de ortopedia pediátrica:

  • Crianças que apresentam estreitamento do palato podem sofrer com o desalinhamento dos dentes no futuro, além de problemas que afetam o sono e a respiração. O ortodontista, nesse caso, pode atuar em conjunto com um ortopedista facial para corrigir problemas ósseos;
  • Pais que desejam evitar desalinhamentos futuros na dentição das crianças são outra demanda comum da ortopedia pediátrica. A boa notícia é que o uso de aparelhos móveis entre os 6 e 12 anos de idade previne que os dentes nasçam tortos ou separados;
  • Depois dos 12 anos, problemas relacionados ao posicionamento da dentição podem ser solucionados por meio do uso de aparelhos fixos. Hoje a ortopedia pediátrica disponibiliza diferentes modelos, desde os coloridos até os mais discretos para agradar o público infantil;
  • Já problemas como cáries, que podem ocorrer mesmo em dentes de leite, inflamações de canal e nas gengivas, bem como alterações na coloração da dentição devem ser tratados com outros profissionais da Odontologia, como o endodontista e o periodontista.

Cuidados bucais desde a infância

Todos os profissionais da saúde concordam que o melhor caminho é sempre a prevenção, por isso a ortopedia pediátrica desempenha importante papel ao zelar pela saúde e alinhamento dos dentes das crianças, além de colaborar com a erradicação de sintomas desagradáveis, como a má fonação de palavras e apneia do sono.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortopedia pediátrica: