Aparelhos e a ortopedia funcional dos maxilares (OFM)

Na ortopedia funcional dos maxilares aparelhos desempenham importante papel, afinal, é por meio deles que os profissionais dessa área da Odontologia buscam prevenir e corrigir problemas e desvios que afetam não apenas o posicionamento dos dentes, mas também as relações entre os ossos da face e podem causar problemas como dificuldades de oclusão dental, dores de cabeça e apneia do sono.

Assim, na ortopedia funcional dos maxilares aparelhos são aplicados para, de forma continua e paulatina, ajustar e orientar o desenvolvimento do maxilar, seus ossos e articulações (principalmente de forma preventiva durante a infância) e trazer alívio e melhoras a má formação óssea e problemas como disfunções nas articulações temporomandibulares e bruxismo.

Ortopedia funcional dos maxilares aparelhos e tratamentos

Por propiciar tratamentos a pacientes de todas as idades, a ortopedia funcional dos maxilares aparelhos e seus procedimentos são indicados a diferentes casos clínicos que afetam especificamente os maxilares e seus elementos constituintes. Conheça alguns deles:

• Os expansores de palato são instrumentos criados pela OFM e indicados para normalizar o desenvolvimento do céu da boca que, se muito estreito, termina por projetar os dentes, queixo e lábios para frente. O tratamento é indicado em crianças e adolescentes;
  • O principal objetivo da ortopedia funcional dos maxilares aparelhos é corrigir os problemas por meio de processos indolores e sem a remoção de dentes, por isso, o uso de dispositivos móveis é comum e prescrito mesmo a adultos;
  • Problemas de oclusão dental, quando a fileira de dentes superior não toca ou toca os dentes da fileira de baixo com deficiência, podem ser solucionados por meio da ortopedia funcional dos maxilares aparelhos e terapias prescritas pelos profissionais da área;
  • Essas também são válidas a pacientes que sofrem de DTM, uma disfunção que afeta a articulação que dá mobilidade e sustentação à mandíbula e pode causar dor, desconforto, dores de cabeça, zumbido nos ouvidos, dentre outros sintomas desagradáveis ao paciente.

Saúde, bem-estar e prevenção

A ortopedia funcional dos maxilares aparelhos e métodos praticados pelos profissionais dessa área estão sempre oferecendo novas soluções e alternativas a pacientes que sofrem com transtornos relativos à má formação óssea e suas consequências, daí a importância da área e seus dispositivos.

Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortopedia funcional dos maxilares aparelhos: