O que é ortopedia funcional dos maxilares?

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade desenvolvida pela Odontologia que se volta não ao tratamento dos dentes, mas dos ossos, músculos e maxilares a fim de solucionar possíveis anormalidades e quadros clínicos que trazem desconforto e, em alguns casos, dor aos pacientes. Em geral, é uma área na qual os cirurgiões-dentistas se especializam.

Os procedimentos e tratamentos oferecidos pela ortopedia funcional dos maxilares podem ser usufruídos por pacientes crianças e adultos e não são dolorosos, o objetivo é sempre manter a dentição intacta enquanto trata desvios e problemas que podem ou não se relacionar com ela, como bruxismo (ranger de dentes enquanto dorme), apneia do sono, dores de cabeça e zumbidos nos ouvidos.

Tratamentos e aparelhos aplicados pela OFM

Por atuar na observação, diagnóstico e tratamento de diferentes quadros clínicos, a ortopedia funcional dos maxilares desenvolveu técnicas e dispositivos a fim de amenizar e corrigir possíveis desvios e suas consequências aos pacientes. Conheça alguns:

  • DTM: Pacientes que sofrem com disfunções nas articulações temporomandibulares apresentam sintomas como dor de cabeça, sensação de cansaço na face e estalos ao falar e comer. A ortopedia funcional dos maxilares pode aliviar e tratar este problema;
  • Dentes salientes: A formação dos maxilares é determinante no posicionamento dos dentes, assim, quando muito estreitos, podem projetar dentes e queixo para frente. O uso de extensores em crianças apresenta excelentes resultados no alargamento do palato;
  • Aparelhos funcionais: Para crianças o uso de aparelho móvel pode ser feito entre os 6 e 12 anos com função preventiva, pois ele ajuda a orientar o desenvolvimento da mandíbula e o posicionamento dos dentes permanentes;
  • Função mastigatória: Pacientes com problemas na mastigação e oclusão dental devem buscar a ortopedia funcional dos maxilares, pois, muitas vezes, o problema está intimamente ligado à formação óssea e não necessariamente ao posicionamento dos dentes.

Objetivos da especialidade

O objetivo da ortopedia funcional dos maxilares é proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes por meio do uso de aparelhos e realização de técnicas e intervenções a fim de normalizar o funcionamento de articulações, músculos e ossos da face.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortopedia funcional dos maxilares: