Objetivos e procedimentos da ortopedia funcional

A ortopedia funcional ou ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade pertencente à Odontologia e voltada ao estudo, observação, diagnóstico e tratamento de doenças, transtornos e desvios que afetam a estrutura óssea, muscular e articulações do maxilar em pacientes de todas as idades, uma vez que mesmo crianças pequenas e bebês podem sofrer com má formação óssea.

O maxilar é uma estrutura óssea responsável por dar suporte aos dentes pertencentes à arcada dentária superior, por isso, muitas vezes o profissional especializado em ortopedia funcional atua em conjunto com o ortodontista, responsável por prescrever e realizar tratamentos a fim de alinhar melhor os dentes. Ademais, o maxilar forma parte do palato e das cavidades nasais.

Técnicas e dispositivos utilizados na OFM

A fim de restabelecer a saúde de pacientes, amenizar sintomas desagradáveis, como sensibilidade, dor, apneia do sono, bruxismo e prevenir problemas futuros na dentição, a ortopedia funcional elaborou seus próprios instrumentos e métodos, conheça alguns deles:

  • Algumas crianças apresentam desvios na formação do maxilar, por exemplo, quando ele se estreita e os dentes e queixo são projetados para frente comprometendo as linhas faciais. A ortopedia funcional soluciona quadros como este por meio do uso de expansores de palato;
  • O uso de aparelhos móveis também ajuda a orientar o desenvolvimento saudável do maxilar e apresenta excelentes resultados em pacientes entre 6 e 12 anos de idade, período em que os dentes de leite começam a cair a dar lugar aos permanentes;
  • Pacientes que sofrem com disfunção na articulação temporomandibular também podem buscar auxílio junto à ortopedia funcional, que disponibiliza uma série de tratamentos, desde terapias e adoção de hábitos diários até intervenções cirúrgicas;
  • O mesmo é válido a pacientes com quadro de bruxismo, isto é, que rangem os dentes de forma involuntária durante o sono. Além de tratar esse transtorno, a ortopedia funcional pode indicar o uso de placas de bruxismo e exercícios de relaxamento facial.

Saúde bucal em dia

Os profissionais e sua atuação da Odontologia são fundamentais para garantia de maior qualidade de vida e saúde às pessoas, por isso o mais recomendado é sempre visitar o dentista e buscar a especialidade adequada para prevenir doenças bucais e tratar as já diagnosticadas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortopedia funcional: