Para que serve a ortopedia dos maxilares?

A ortopedia dos maxilares é uma área abrangida pela Odontologia e voltada ao diagnóstico, estudo, observação e tratamentos de doenças, alterações e desvios que afetam os ossos, músculos e articulação do maxilar, estrutura responsável por dar suporte aos dentes superiores e que, por isso, contribui com a fonação das palavras e a mastigação de alimentos.

Assim, pacientes que apresentam problemas na formação do maxilar bem como disfunções em suas partes constitutivas devem buscar pelos profissionais especialistas em ortopedia dos maxilares, normalmente cirurgiões-dentistas, que atendem indivíduos de todas as idades, pois muitos problemas se manifestam ainda na infância enquanto outros são mais verificáveis na fase adulta.

Exemplos da atuação destes profissionais

É comum a confusão entre a atuação dos profissionais da ortopedia dos maxilares e da ortodontia, uma vez que em muitos casos eles trabalham juntos. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa área específica da Odontologia:

  • O tratamento de problemas relacionados à má formação do maxilar, como o estreitamento de sua estrutura e do palato, terminam por projetar dentes e queixo para frente ou para trás. Para esses casos, a ortopedia dos maxilares oferece excelentes soluções;
  • Porém, quando os pacientes já são adultos, além de corrigir a estrutura óssea, é preciso alinhar a dentição que se desenvolveu de forma anômala em virtude da má formação dos ossos. Nesse caso, ortodontia e ortopedia dos maxilares trabalham juntas;
  • Já pacientes que sofrem com disfunções nas articulação temporomandibular devem buscar pela ortopedia dos maxilares a fim de realizar tratamentos e procedimentos que aliviem o desconforto facial, sensação de peso, zumbidos e dores de cabeça;
  • Outros sintomas tratados pela ortopedia dos maxilares são apneia do sono, bruxismo (quando o paciente range os dentes ao dormir), zumbidos no ouvido e enxaquecas causadas ou relacionadas a problemas no maxilar, seus ossos e músculos.

Quando buscar pelo ortopedista maxilar?

Os dentes e o maxilar estão intimamente ligados, porém não é difícil reconhecer quando um ou outro está com problemas. Assim, ao notar dores de dente e seu desalinhamento, o ideal é buscar um endodontista e ortodontista, já ao sentir cansaço na face, estalos ao falar, mastigar e abrir a boca e zumbidos nos ouvidos e na cabeça é indicado marcar uma consulta com o ortopedista maxilar.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortopedia dos maxilares: