O que é ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares?

A ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares são especialidades da Odontologia que, em muitos casos clínicos, atuam em conjunto para trazer soluções, efetivar tratamentos e propiciar mais saúde e bem estar a pacientes de todas as idades. Entretanto, elas também podem atuar em esferas completamente independentes, já que são áreas de estudo específicas.

Assim, a ortodontia se debruça sobre o estudo e tratamento de desvios relacionados ao posicionamento dos dentes e a OFM ao estudo e tratamento de desvios relacionados aos ossos, articulações e músculos dos maxilares. Conclui-se, portanto, que, apesar de estarem relacionadas, a ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares estudam estruturas díspares do corpo humano.

Relação entre especialidades e casos clínicos

Não são poucos os casos em que profissionais da ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares atuam em conjunto, especialmente a fim de prevenir e corrigir más formações crônicas em crianças. Por isso, conheça um pouco mais sobre os importantes resultados obtidos graças às duas áreas:

  • Pacientes que apresentam dentes, queixo e lábios projetados para frente ou para trás comumente requerem os tratamentos desenvolvidos pela ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, pois o problema pode estar mais intimamente relacionado à má formação do maxilar e do palato (céu da boca), como quando ocorre seu estreitamento;
  • Porém, há casos mais específicos atendidos apenas por um dos especialistas. Um bom exemplo é o desalinhamento dental, presença de dentes separados, tortos ou sobrepostos (encavalados), tratados pelo ortodontista por meio do uso de aparelho ortodônticos;
  • Pacientes com disfunções na articulação temporomadibular, por sua vez, são tratados com sucesso pelo ortopedista funcional, que pode propor terapias, exercícios, dietas especiais, adoção de hábitos diários e intervenções cirúrgicas;
  • Isso ocorre em razão da formação dos profissionais em Odontologia. É comum que eles optem por se formar em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares separadamente, sendo que a segunda é mais escolhida por cirurgiões dentistas e a primeira por dentistas.

A ciência e o bem estar da humanidade

Os avanços alcançados pela ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares têm apenas um propósito: trazer mais bem-estar e saúde aos pacientes, além disso, seus resultados culminam na elevação da autoestima e erradicação ou amenização de sintomas desagradáveis.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares: