Qual a finalidade da manutenção de aparelho ortodôntico?

Muitos pacientes que usam aparelhos fixos ignoram a importância da realização correta dos procedimentos de manutenção de aparelho ortodôntico e, com isso, deixam de ir ao consultório para efetivá-la de modo correto, o que termina por influenciar negativamente o tratamento, que pode ser, por isso, mais longo ou menos eficiente do que o esperado.

Assim, ao colocar o aparelho, os bráquetes (peças quadradas de metal fixadas na dentição) exercem pressão sobre os dentes a fim de movimentá-los. Quando isso ocorre, o paciente sente que o dispositivo está mais ‘frouxo’, logo, ao voltar ao dentista para fazer a manutenção de aparelho ortodôntico, o profissional deverá reposicioná-lo para que ele continue a reposicionar os dentes.

Mais sobre os aparelhos e sua manutenção

Como apontado, ao não fazer a manutenção de aparelho ortodôntico, este deixa de movimentar os dentes, o que invalida ou reduz a eficiência do tratamento, por isso não se deve ignorar sua relevância. Vale a pena também conhecer um pouco mais sobre este procedimento:

  • É comum que os pacientes reclamem de dor e sensibilidade após fazer a manutenção de aparelho ortodôntico. Isso se dá, pois, ao reposicionar os bráquetes, eles voltam a pressionar a dentição a fim de movimentá-la e dar seguimento ao tratamento;
  • Depois da manutenção de aparelho ortodôntico é recomendado aos pacientes evitar alimentos muito duros e preferir o consumo de sopas, iogurtes e sucos, porém se a sensibilidade persistir mais do que duas semanas, é preciso voltar ao consultório;
  • Atualmente há diversos aparelhos à disposição dos pacientes, entretanto, apenas os fixos demandam manutenção constante, como os linguais (posicionados na parte posterior dos dentes), os estéticos (fabricados com materiais que imitam a cor dos dentes) e os comuns;
  • Ao fazer a manutenção de aparelho ortodôntico, o ortodontista também aproveita a ocasião para avaliar o estado de saúde geral da dentição, por isso é importante que ela seja realizada ao menos uma vez a cada um ou dois meses.

Tratamento mais rápido e com os melhores resultados

Colocar o aparelho dentário é apenas um passo do tratamento voltado à correção do posicionamento dos dentes, por isso, é preciso ter em mente que apenas ele não é suficiente para alcançar os resultados desejados. Assim, a manutenção de aparelho ortodôntico é um dos elementos fundamentais para conquistar dentes mais bonitos e recuperar a mordida e seu alinhamento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende manutenção de aparelho ortodôntico: