Cirurgia ortodontia do tipo ortognática traz excelentes benefícios aos pacientes

A ortodontia é a área responsável por promover todos os cuidados necessários para que se tenha o alinhamento dos dentes, porém há casos em que somente o tratamento de alinhamento e nivelamento dentário não são suficientes para promover uma reabilitação oral de qualidade e benefícios estéticos. O que acaba fazendo com que seja necessária a realização de cirurgia ortodontia conhecida como ortognática, a qual tem como missão principal promover a correção óssea dos pacientes.

O que se trata a cirurgia ortodontia do tipo ortognática?

A cirurgia ortodontia do tipo ortognática, é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo principal promover a movimentação da maxila e/ou da mandíbula, dependendo da necessidade do paciente, permitindo então que haja um correto posicionamento das bases ósseas, para que então o aparelho ortodôntico possa realmente fazer o seu papel de alinhar e nivelar os dentes de maneira completa.

A maior parte dos casos em que é necessária a intervenção da cirurgia ortodontia ortognática, o paciente e o ortodontista já tem conhecimento da necessidade da cirurgia que será complementada, então, com o uso do aparelho ortodôntico que irá finalizar o tratamento pós-cirurgia ortodontia do tipo ortognática.

Muitos dos casos que abrangem a necessidade da cirurgia ortognática se devem ao fato de a mandíbula ser muito sobressaliente o que proporciona um efeito de queixo grande além dos casos de retrusão da mandíbula, os quais se referem ao queixo muito para trás ou pequeno demais. Após a realização da cirurgia ortodontia do tipo ortognática é possível perceber um resultado incrível o qual proporciona aos pacientes um grande aumento na autoestima, a qual melhora as relações sociais e afetivas como um todo.

Em que casos é indicada a realização de cirurgia ortodontia ortognática?

A realização da cirurgia ortodontia do tipo ortognática é um fator que faz com que muitos procurem por ortodontistas a fim de que haja a possibilidade da realização de um tratamento ortodôntico com aparelho para alinhar os dentes, isso porque devido a algumas características do paciente que necessita de uma cirurgia ortognática, é essencial que a cirurgia seja realizada antes da colocação do aparelho ortodôntico. O que faz com que a cirurgia ortodontia seja indicada para situações como:

  • Retração na gengiva;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada;
  • Queixo muito para frente ou pra trás;
  • Assimetrias faciais.

Por ser uma cirurgia muito delicada e extremamente estética, é muito importante que o profissional que irá realizar a cirurgia ortodontia do tipo ortognática realmente tenha experiência no assunto, para que os resultados conquistados com a cirurgia sejam excelentes e satisfatórios para o paciente que procura por esse tipo de tratamento odontológico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia ortodontia: