Uso de aparelho ortopédico funcional promove alinhamento dentário em crianças e adolescentes

A utilização de aparelho dentário está cada vez mais frequente e isso abrange todos os públicos sejam crianças ou adultos que buscam por uma melhor reabilitação oral, atrelada ao alinhamento dos dentes e também da beleza estética bucal. Porém, cada caso apresenta necessidades de tratamento específicas, como, é o caso do uso de aparelho ortopédico funcional, o qual é recomendado para casos específicos sendo o público-alvo as crianças e os adolescentes.

Do que se trata o aparelho ortopédico funcional?

O aparelho ortopédico funcional é um tipo aparelho ortodôntico que tem como objetivo principal resolver os problemas ósseos, musculares, de articulação, funcionamento dos maxilares e principalmente do alinhamento dentário. Por ser caracterizado como um tratamento pouquíssimo invasivo e indolor visto que são aparelho removíveis, o aparelho ortopédico funcional é muito indicado para o uso em crianças e adolescentes, visto que quanto mais cedo o seu uso, melhores serão os resultados de remodelação das estruturas ósseas, de articulação e musculares.

Para que isso seja possível, é importante que os pais ou responsáveis procurem por profissionais ortodontistas que trabalhem com aparelho ortopédico funcional, principalmente pelo fato desse tipo de aparelho apresentar características peculiares e exclusivas de uso, diferente dos demais tipos de aparelhos dentários odontológicos.

Quais os principais sintomas que fazem com que o uso de aparelho ortopédico funcional seja indicado?

Por ser um aparelho muito indicado para o uso em crianças e adolescentes, é muito indicado que os pais ou responsáveis atentem para as características que as crianças demonstram no dia a dia quanto a arcada dentária, isso porque somente a partir da atenção com costumes rotineiros é possível dar início a procura por um ortodontista especialista em aparelho ortopédico funcional. No entanto, grande parte dos sintomas que indicam a necessidade de um tratamento com aparelho ortopédico funcional são os seguintes:

  • Problemas na fala, respiração e mastigação infantil;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Dentes de leite muito separados;
  • Mordida aberta ou cruzada;
  • Dentes inferiores e superiores que não se encaixam;
  • Barulho do maxilar durante o momento de mastigação;
  • Crianças que ficam com a boca muito tempo aberto e também estão sempre com o dedo na boca.

Com esses sintomas levantados e acompanhados diariamente é possível iniciar o tratamento com o uso de aparelho ortopédico funcional, sendo muito importante que o profissional escolhido para a execução do mesmo tenha experiência no assunto principalmente pelo fato de muitas crianças e adolescentes apresentarem medos quanto a tratamentos odontológicos, e assim promover um acompanhamento tranquilo e com bons resultados.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortopédico funcional: