Aparelho ortodôntico móvel serve como complemento do aparelho fixo

Para muitas pessoas ficar com os dentes permanentes alinhados após o tratamento com aparelho ortodôntico móvel, é uma verdadeira conquista, e isso se deve ao fato de muitas vezes os quadros de desalinhamento serem muito complexos e requerem um tempo muito maior de tratamento, além da utilização de diversas técnicas odontológicas. E para que esse tratamento com aparelho fixo realmente traga um resultado certeiro, é fundamental que o paciente faça uso do aparelho ortodôntico móvel, o qual serve como um complemento fundamental do aparelho fixo.

Por que o uso de aparelho ortodôntico móvel é tão importante?

Antes de saber conhecer a importância do uso do aparelho ortodôntico móvel, é importante saber do que se trata esse aparelho, desse modo fica muito mais fácil compreender a sua importância na manutenção da arcada dentária. Sendo assim, o aparelho ortodôntico móvel é um tipo de aparelho que caracteriza-se por ser colocado na arcada superior, onde envolve o céu da boca, visto que ele é moldado a partir do céu da boca e então, são fixadas estruturas metálicas nesse molde, as quais encaixadas nos dentes superiores.

Ao contrário do aparelho odontológico fixo, esse tipo de aparelho é fácil de ser colocado e retirado, o que facilita muito o uso para o paciente. Já no que diz respeito a importância do uso do aparelho ortodôntico móvel, a principal é que esse tipo de aparelho serve como um complemento extremamente importante para o aparelho fixo, uma vez que o seu uso vem para assegurar o alinhamento dos dentes, conquistado com o aparelho móvel. Quando não se faz o uso correto do aparelho ortodôntico móvel é muito comum que surjam casos de problemas como:

  • Dentes e giros que voltam a ficar tortos;
  • Problemas periodontais;
  • Abertura de espaço entre os dentes;
  • Estética comprometida, uma vez que os dentes começam a ficar tortos, e com isso misturam-se com os que estão retos.

Para que isso não aconteça é muito importante que após o tratamento com aparelho fixo, o paciente volte ao consultório ou clínica odontológica para realizar a formação do seu aparelho ortodôntico móvel, principalmente para que não se tenha um intervalo de tempo muito grande sem a utilização de aparelho, o que pode acarretar em problemas futuros muito maiores.

Qual o tempo aproximado de indicação de uso do aparelho ortodôntico móvel?

A indicação da utilização de uso do aparelho ortodôntico móvel é muito particular, ou seja, vai depender de cada caso, onde o ortodontista irá analisar como está a arcada dentária do paciente, e então recomendar a frequência de uso do aparelho móvel. Há casos em que esse tipo de aparelho pode ser utilizado durante poucas horas ou então durante um dia inteiro, o que vai alterar essa indicação de uso, é realmente a necessidade do paciente.

O aparelho ortodôntico móvel é muito importante de ser utilizado por aqueles pacientes que já fizeram um tratamento com aparelho fixo, isso porque só com o aparelho móvel é possível finalizar o tratamento de alinhamento dental com sucesso, o que faz com que o seu uso seja disciplinado e constante na busca por um resultado de qualidade e eficiência.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico móvel: