Uso de aparelho ortodôntico lingual requer cuidado especial

O tratamento odontológico com o uso de aparelho dental é cada vez mais procurado, visto que possui excelentes funcionalidades, sendo a principal delas o alinhamento dentário, onde a partir de um planejamento muito bem executado e pensado, o ortodontista indica o melhor tipo de aparelho a ser utilizado pelo paciente, visto que há diferentes tipos de aparelhos como o aparelho fixo e móvel, aparelho ortodôntico lingual, aparelho invisível, entre outros.

O que é considerado um aparelho ortodôntico lingual?

Utilizado há mais de cinco décadas, o aparelho ortodôntico lingual é um tipo de aparelho muito utilizado para o alinhamento dentário. A posição onde esse tipo de aparelho fica, é o que faz ele ser procurado por quem busca discrição no tratamento, uma vez que o aparelho ortodôntico lingual é inserido na parte atrás dos dentes em contato com a língua, o que faz com que ele seja chamado de lingual.

Esse tipo de aparelho é tido como uma alternativa fixa para quem não agrada-se com o aspecto dos modelos convencionais. No que diz respeito ao seu funcionamento, ele pode ser colado em qualquer uma das arcadas do paciente, mesmo que se tenha um espaço muito pequeno internamente.

Por ser um tipo de aparelho não muito popular, é extremamente importante que seja realizada uma consulta com um profissional ortodontista, visto que ele irá conduzir o tratamento de maneira saudável e cuidadosa, principalmente pelo fato de que quando esse aparelho não tem uma manutenção adequada é muito comum que surjam problemas como: Aparecimento de cáries;

  • Tártaro;
  • Gengivite;
  • Mau hálito;
  • Dentes com manchas.

Esses problemas que surgem a partir da utilização de aparelho ortodôntico lingual além de serem totalmente desconfortáveis, comprometem o tratamento como um todo, o que pode acarretar em prejuízos financeiros e maior tempo de tratamento, o que faz com que seja essencial o acompanhamento com um ortodontista especialista em aparelho ortodôntico lingual.

Para que casos é indicado o uso de aparelho ortodôntico lingual?

O tratamento com aparelho ortodôntico lingual é um procedimento o qual não é indicado para todos os casos, ou seja é necessário que o paciente já tenha todos os dentes permanentes fixos e precise apenas do alinhamento dos dentes. Além disso, é muito indicado para quem busca por uma aparência discreta, além de esportistas, visto que o aparelho ortodôntico lingual reduz de maneira considerável as chances de possibilidades de lesões na boca, por conta de pancadas, socos e chutes.

De maneira geral, para que se tenha a possibilidade de investir na colocação de aparelho ortodôntico lingual, é extremamente importante pesquisar e escolher profissionais que tenham experiência no assunto, visto que o aparelho ortodôntico lingual apresenta particularidades especiais, as quais necessitam de um cuidado mais atento.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico lingual: