Uso de aparelho ortodôntico invisível é recomendado para alguns casos

A procura por dentes mais belos e alinhados, faz com que muitas pessoas invistam na utilização de aparelho ortodôntico, sendo possível ter acesso aos mais diferentes tipos de aparelhos como aparelho ortodôntico invisível, aparelho fixo tradicional, aparelho lingual, aparelho móvel e muitas outras opções. E para aqueles que procuram por uma preservação estética, o aparelho ortodôntico invisível é o mais indicado, devido ao fato de apresentar a invisibilidade que deixa o tratamento muito mais discreto.

Qual a indicação de uso e o que é o aparelho ortodôntico invisível?

O aparelho ortodôntico invisível é um tipo de aparelho que tem como característica principal, ser uma estrutura removível, a qual tem como missão principal promover o alinhamento dos dentes através do uso de um conjunto de alinhadores que são transparentes. Devido ao fato de serem produzidos muitas vezes em material do tipo acetado e que é moldado de acordo com a forma da arcada dentária do paciente, esse tipo de aparelho acaba ficando invisível na arcada dentária, proporcionando assim muito mais discrição no decorrer do tratamento.

Por ser móvel, o aparelho ortodôntico invisível requer que o paciente tenha muita disciplina na sua utilização, principalmente pelo fato do alinhamento da arcada dentária ser feito através de uma troca sequencial dos alinhadores, a qual é muito recomendada que seja feita de 15 em 15 dias.

O aparelho ortodôntico invisível auxilia o ortodontista no planejamento da execução do tratamento, visto que esse planejamento é feito a partir de um software específico onde é possível acompanhar todas as fases da movimentação dos dentes, a fim de que os alinhadores estejam sempre em manutenção.

Por ser um tipo de aparelho que é invisível, ou seja, não é possível perceber facilmente que o paciente faz o seu uso, é muito comum que diversas pessoas optem pelo seu uso, sendo que o aparelho ortodôntico invisível é mais recomendado para casos em que o paciente tenha um leve desalinhamento dentário, como:

  • Má oclusão do tipo leve;
  • Diastemas não muito afastados;
  • Trespasse vertical aumentado;
  • Apinhamento do tipo moderado.

Para que seja possível iniciar o tratamento com o aparelho ortodôntico invisível, é muito importante realizar uma avaliação completa e minuciosa com um ortodontista que realize a colocação de aparelho ortodôntico invisível, principalmente pelo fato dele não ser indicado em todos os casos de desalinhamento dentário.

Que cuidado é necessário ter com o aparelho ortodôntico invisível?

Por ser um aparelho que é móvel e muito confortável, o aparelho invisível deve ser retirado somente com a indicação do ortodontista, a qual na maioria das vezes abrange o momento da alimentação. Desse modo, por ser muito fácil a sua higienização é muito importante que se tenha um cuidado maior em relação a limpeza do aparelho, para que não haja acúmulo de resíduos alimentares, e com isso prejudicar a estética e também o bom funcionamento dos alinhadores dentários.

A escolha em utilizar aparelho ortodôntico invisível é excelente e ideal para quem busca por praticidade aliada a discrição, visto que por ser feito em material transparente, o aparelho invisível acaba tendo uma procura muito grande, sendo que nessa procura é importantíssimo que seja realizada uma avaliação minuciosa com um profissional ortodontista, devido ao fato desse aparelho não ser indicado para todos os tipos de desalinhamento dentário.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho ortodôntico invisível: