Uso de aparelho odontológico móvel é primordial para os pacientes

Após a realização de um tratamento odontológico com o uso de aparelho ortodôntico fixo, é muito comum que os ortodontistas recomendem aos pacientes o uso de aparelho odontológico móvel por um determinado tempo, a fim de que o aparelho complemente a ação do aparelho fixo.

Afinal, do que se trata o aparelho odontológico móvel?

Também muitas vezes chamado de contenção, o aparelho odontológico móvel é um tipo de aparelho indicado para uso pós tratamento odontológico com aparelho fixo. Esse tipo de aparelho pode ser retirado a qualquer momento e apresenta como característica principal, ser formado por uma placa que vai no céu da boca, e que apresenta ramificações metálicas, as quais são encaixadas na arcada dentária.

Devido ao fato de poder ser retirado facilmente, o ortodontista indica um tempo determinado, de acordo com a demanda do paciente, visto que há casos de uso de aparelho odontológico móvel durante muitas horas, e em outros casos em que apenas duas horas de uso do aparelho móvel é possível ter um bom resultado.

Quando o aparelho odontológico móvel não é bem utilizado, ou seja, o paciente não obedece a recomendação de uso, é muito comum que aconteçam casos de perda do controle mastigatório e da estética do sorriso. Principalmente pelo fato de o aparelho odontológico móvel ter como objetivo principal preservar os dentes alinhados, e com essa falta de cuidado acarretar em problemas como:

  • Desalinhamento dos giros e dos dentes;
  • Surgimento de problemas periodontais;
  • Perda de estética, visto que os dentes tendem a voltar entortar com o tempo;
  • Abertura de espaçamento entre os dentes.

Por isso, é muito importante que sejam preservadas as condições de uso do aparelho odontológico móvel e seguidas corretamente as indicações do ortodontista, visto que esse tipo de aparelho é extremamente importante para que todo o tempo de tratamento com aparelho fixo realmente traga bons resultados.

Quais os tipos de cuidados que deve se ter com o aparelho odontológico móvel?

Devido ao fato de o paciente conseguir retirar facilmente o aparelho móvel da boca, é muito importante que se tenham cuidados especiais com esse tipo de aparelho, principalmente pelo fato dele estar mais suscetível as adversidades externas. Sendo assim, as principais indicações de cuidados que se deve ter com o aparelho odontológico móvel, são:

  • Sempre que retirar o aparelho móvel da boca limpá-lo corretamente;
  • Guardar o aparelho dentro da sua embalagem original;
  • Cuidar o local onde deixará o aparelho guardado;
  • Em casos especiais pode haver indicação de produtos que devem ser utilizados na limpeza do aparelho.

O uso de aparelho odontológico móvel é tido como um divisor de águas no processo de conclusão de tratamento odontológico com aparelho fixo, isso porque ele acaba complementando o aparelho fixo a partir da preservação do alinhamento dental, evitando assim que os dentes voltem ao normal. Por isso, é muito importante que seja dada uma atenção especial ao uso desse tipo de aparelho a fim de que se tenha sucesso no tratamento ortodôntico.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho odontológico móvel: