Aparelho móvel transparente pode ser encontrado em diferentes tipos

Ter dentes permanentes alinhados nem sempre é uma tarefa fácil, isso porque é muito comum que em sua formação inicial, logo após a queda dos dentes de leite, os dentes acabem nascendo desalinhados. Para resolver esse problema, uma excelente alternativa é optar pela colocação de aparelho odontológico o qual pode ser aparelho fixo, aparelho móvel transparente ou em outros diferentes tipos, onde essa escolha só poderá ser acertada após consulta com um ortodontista.

O que é afinal um aparelho móvel transparente?

Quando se pesquisa por aparelho ortodôntico é muito comum que se encontre uma variedade de aparelhos, isso porque esses aparelhos são destinados para alinhar as mais diferentes complexidades de desalinhamento dental. E nessa variedade de opções uma que é muito indicada para ser utilizada em crianças é o aparelho móvel transparente o qual tem como objetivo principal realizar a movimentação da arcada dentária do paciente, de maneira sutil, a fim de promover algumas alterações ósseas.

Ao contrário da movimentação promovida pelo aparelho ortodôntico fixo, o movimento do aparelho móvel transparente é um pouco mais lento, o que faz com que o paciente tenha que ter disciplina na sua utilização, principalmente pelo fato de o aparelho móvel transparente ser muito fácil de colocar e retirar. Além disso, a periodicidade de consultas e manutenções deve ser obedecida a fim de que o ortodontista consiga acompanhar de maneira completa o andamento do tratamento.

O aparelho móvel transparente pode ser encontrado em diferentes tipos?

Apesar de ainda não ser tão popular, o aparelho móvel transparente pode ser encontrado em diferentes tipos, os quais possuem indicações variadas de uso, onde o ortodontista após avaliar o caso do paciente indica a utilização de determinado tipo de aparelho móvel transparente, sendo muito comum encontrar esse tipo de aparelho nas seguintes versões:

  • Aparelho móvel ortodôntico: Nesse tipo de aparelho que é composto por resina acrílica, a área que fica em contato ao céu da boca e dos fios de aço, faz com que o aparelho acabe ficando na frente dos dentes. É importante que seja retirado para limpeza bucal e na hora de alimentar-se;
  • Aparelho móvel estético: Considerado moderno, o aparelho móvel transparente não interfere na aparência de quem o utiliza, visto que por apresentar um material muito resistente e transparente em sua composição, é muito difícil perceber que se está fazendo o uso de aparelho móvel transparente;
  • Aparelho móvel infantil: Muito utilizado em crianças e adolescentes, o aparelho móvel infantil tem como objetivo agir na arcada dentária durante a sua formação, o que evita complicações mais problemáticas no futuro. Esse tipo de aparelho auxilia na correção da arcada dentária de maneira delicada, sem muita força e também em um curto período de tempo;
  • Aparelho móvel de contenção: Ao contrário do aparelho tradicional, o aparelho móvel de contenção tem como objetivo principal conter os dentes, após a realização de um tratamento odontológico com aparelho fixo, ou seja, é possível com esse tipo de aparelho assegurar que os dentes não irão voltar a ficar tortos.

Para que seja possível dar início ao uso de aparelho móvel transparente, é extremamente importante que seja realizada uma avaliação com um profissional ortodontista, visto que ele é o que possui todo o conhecimento prático e teórico no que diz respeito a indicação ou não do uso de aparelho móvel transparente, conforme a necessidade do paciente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Consulta Ideal atende aparelho móvel transparente: